BASES DA TERAPIA DE TRAÇÃO CÍCLICA INSTRUMENTALIZADA
A nomenclatura contemporânea para a descrição das técnicas de tração cíclica instrumentalizada com ferramentas como o Mioblaster e o Therablaster deriva de uma combinação de princípios biomecânicos e de engenharia. Termos como tração linear, tração cíclica, e estiramento mecânico são empregados juntamente com conceitos de engenharia de tecidos, como deformação, estresse e recuperação tecidual. Enquanto a teoria base se mantém consistente, observa-se uma evolução e ampliação das técnicas fundamentais para otimizar a aplicação, intensificar o estímulo profundo e direcionar o tratamento a necessidades específicas. Uma expansão notável ocorreu com a inclusão de metodologias específicas – tais como a terapia de pontos de gatilho e abordagens neuromusculares – adaptadas para a utilização dessas ferramentas. Como consequência dessas inovações, emergiu uma diversidade significativa de denominações para as práticas de tração cíclica. Para simplificar a compreensão, os procedimentos de tração cíclica neste contexto foram organizados em sete categorias principais, descritas a seguir. Este capítulo também aborda os métodos essenciais. Técnicas adicionais, detalhando seus efeitos e modos de aplicação, são exploradas nos capítulos subsequentes.
Portanto, as técnicas de tração cíclica instrumentalizada com o kit Mioblaster e Therablaster podem ser categorizadas da seguinte forma:
- Técnica de Tração Ciclica Linear: Realiza o alongamento unidirecional da fáscia e das fibras musculares, promovendo a liberação de tensões e o aumento da circulação sanguínea local.
- Técnicas de Compressão Cíclica: Empregam pressão rítmica e cíclica para estimular profundamente os tecidos, facilitando a liberação de aderências e melhorando o fluxo linfático.
- Técnicas de Estiramento Mecânico: Utiliza movimentos cíclicos para promover a drenagem linfática e a redução de edemas, através da mobilização fluida nos espaços intersticiais, baseada no coeficiênte de Poisson.
- Técnicas de Percussão Instrumentalizada: Similares às técnicas de percussão manuais, aplicam vibrações e impactos controlados para estimular a circulação e promover o relaxamento muscular para isso usa-se o equipamento therablaster.
- Técnicas de Trabalho Corporal Adaptadas: Integram abordagens de tratamento de pontos de gatilho e técnicas neuromusculares com o uso instrumentalizado, visando a correção de desequilíbrios musculares e a melhoria da função corporal.
Respostas