Fornecimento de Sangue e Linfáticos pela fáscia

O sangue e a linfa derivam do mesoderma e são considerados tecidos cconjuntivos mas como sabemos que tecido conjuntivo é a fáscia no ser vivo!

 

Além das funções nutritivas, o sangue também proporciona uma forma de ligação a diversos órgãos que podem se comunicar entre si por meio de hormônios e mediadores químicos, garantindo a integração das funções do organismo. O veículo das células imunológicas e das plaquetas pode chegar a locais onde sua presença é necessária; por exemplo, áreas de inflamação, de anticorpos e proteínas do sistema de coagulação e das numerosas proteínas de transporte, como lipoproteínas, transferrina, ceruloplasmina e albumina, às quais estão ligados os compostos insolúveis em água que circulam no sangue.

 

O sangue é fáscialíquida. Consiste em células e fragmentos celulares em suspensão em uma matriz extracelular de composição complexa. A característica incomum do sangue é que a matriz extracelular é líquida, o que significa que o sangue é tecido conjuntivo fluido. Existem dois componentes diferentes no sangue que podem ser separados por centrifugação: (1) uma matriz fluida chamada plasma e (2) corpúsculos, que são células ou fragmentos celulares.

 

Os corpúsculos são eritrócitos, plaquetas e leucócitos. Apenas os leucócitos são células completas; os eritrócitos são células anucleadas e as plaquetas são fragmentos celulares. Os eritrócitos estão presentes em maior quantidade que os demais elementos, por isso influenciam muito mais o valor do hematócrito do que os leucócitos ou plaquetas, que representam cerca de 1% do volume total. Tal como os outros elementos, os eritrócitos são gerados por células estaminais pluripotentes localizadas na medula óssea, particularmente nas costelas, esterno, pélvis e vértebras.

 

Existem diferentes tipos de leucócitos. Os granulócitos são caracterizados pela presença de grandes grânulos no citoplasma. São visíveis ao microscópio óptico após coloração e se dividem em neutrófilos (com afinidade pela coloração neutra), eosinófilos (cor com coloração ácida), basófilos (com afinidade pela coloração básica). Os linfócitos, que incluem os linfócitos T, os linfócitos B e as células natural killer, participam de uma defesa específica: primeiro, eles reconhecem um patógeno, atacam-no e depois o atacam. A resposta direcionada implica quase sempre a produção de proteínas circulantes no sangue, chamadas anticorpos. Os monócitos são os maiores leucócitos, caracterizados por um grande núcleo em forma de ferradura.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *